Sites Grátis no Comunidades.net Wordpress, Prestashop, Joomla e Drupal Grátis
 LONGBOARD 
História e Curiosidades e etc.

                                           Historia do Longboard

 

Assim ouvi dizer

 

Diz à lenda que o longboard começou no Brasil, na “Pracinha do Skate”, no bairro Paulistano do Sumaré por volta de 79. Esta novidade foi trazida pelo skater local da área, o “Tchap-Tchura”, em sua bagagem, depois de uma ida aos States. Não tem como definir se isto é verdade ou mentira, assim como apontar quem foi o primeiro a dropar as ladeiras de qualquer lugar do país com uma gunzeira, superior a 36 polegadas, já que os boards da época não ultrapassavam 28 polegadas. Certeza ou não, o importante é ter a noção de que o long aportou em terras tupiniquins, com o objetivo de dar uma nova dimensão ao skateboard. Andar com o único e exclusivo prazer de dropar uma lomba e literalmente surfar sem o compromisso, ou seja, divertir-se ao máximo.

 

Longboard é skateboard, só que maior?

Teoricamente sim. Mas, o material para a sua fabricação muitas vezes é diferente: shape, rodas e trucks, não se diferem apenas no tamanho. Muitas vezes as rodas e eixos também são bastante incomuns em relação àquelas usados nos skates de street. Materiais empregados com durezas diferenciadas, eixos que fazem mais curvas (devidos ao sistema de amortecedor), rodas bem moles. Não é de hoje que o long invade as pistas e mesmo o street, deixando de lado o estilo clássico. Mas, como skate é evolução, é natural que os longboarders queiram mandar manobras de skateboard, como flips e slides. Tudo é skate!

Downhill Slide

Modalidade onde o atleta desce uma ladeira fazendo manobras em alta velocidade. Como muitos devem saber, um dos inventores do downhill-slide foi Clifford Coleman, um californiano de Berkeley que hoje tem 54 anos e continua praticando e muito o downhill-slide. Ele e seus amigos de sessão começaram a criar a arte de deslizar (Slide) por volta de 1965, mas somente em 1975 é que se encontraram num evento e puderam compartilhar suas experiências vividas nestes 10 anos e exibiram os primeiros slides em pé (Stand-up) de que se tem notícia. Com o passar dos anos, Cliff começou a desenvolver outro tipo de Slide, o Slide de mão, agachado, o qual poderia ser executado em velocidades maiores proporcionando uma maior segurança no Downhill, visto que este slide poderia ser utilizado como uma espécie de freio na descida de ladeiras maiores e/ou mais íngremes. Desenvolvendo a habilidade dos skaters de descer ladeiras cada vez maiores e mais rápidas (naquela época).Na atualidade, os melhores skatistas nesta modalidade estão no Brasil. Com destaque ao tri campeão mundial Sérgio Yuppie.

 Longboard downhill

Consiste em descer ladeira executando manobras de slide, com um skate maior, chamado Longboard. Com características, bem próximas á modalidade Downhill Slide, no long, o estilo clássico do "surf" é mais explorado, no aproveitamento das laterais das pistas e da própria madeira(Shape). Hoje, com o desenvolvimento técnico não apenas dos equipamentos mais leves, mas da execução das manobras, o longboard downhill consegue equilibrar, agressividade, velocidade e o clássico ao mesmo tempo. Essa modalidade é a que mais comporta mulheres entre as demais encontradas na ladeira. No Brasil, a skatista Christie Aleixo tem destaque e é considerada uma das melhores no mundo nesta modalidade, além de praticar o speed e o slalom.

DownHill Stand-up (SPEED)

Tem como finalidade descer a montanha (ladeira) imprimindo velocidade, os equipamentos necessários para a pratica do Downhill speed são (macacão de couro, ténis, luva com casquilho, capacete fechado, e um skate próprio para velocidade), o recordista mundial de velocidade é o brasileiro Igor, Igor chegou a 313km/h na ladeira mais rápida do mundo no RS-teutônia em dezembro de 2008. Ano que também deu um enorme destaque aos "speedeiros" brasileros junto ao ranking mundial da IGSA (Associação internacional de esportes de gravidade). Com destaque no 5º lugar para luiz Lins(T2) e o 10º lugar ao Juliano Cassemiro (Lilica), em um total de aproximadamente 450 pessoas de várias partes do mundo.

 

  • Proibição do skate na Noruega no período entre 1978 e 1989 a posse ou venda de skate eram proibidos, A proibição era devido quantidade elevada de ferimentos causados pelo skate. A proibição levou os skatistas construir rampas nas florestas e em outras áreas isolados para evitar a polícia.[4]
  • Militares do Estados Unidos relatou-se publicamente que o Corpo de Marines do Estados Unidos testou skate no anos 90 em combate urbano. Mais perto do possível: "Pra manobras dentro de construções/prédios para detectar fios (detectadores de movimento e detonadores de minas) e fogo de atiradores".
  • Não se sabe ao certo de onde surgiu skate, mas muitos falam que veio do surf, outros dos patins quebrados com suas partes se montavam skate em uma madeira.
  • Jason Lee, foi um dos primeiros skatistas a ter seu "pro model shoe", feito pela Airwalk.
  • Peggy Oki, 1975 Primeira skatista mulher que se sabe, era do grupo Z-Boys.
  • A primeira mulher a se tornar skatista profissional foi Patti McGee, no ano de 1965, no mesmo ano foi capa da revista Life Magazine.
 
Criar um Site Grátis    |    Create a Free Website Denunciar  |  Publicidade  |  Sites Grátis no Comunidades.net